top of page
  • Foto do escritorCarla Ribeiro

A plataforma web de design Canva apresentou a 23 de Março, um conjunto colossal de novos produtos

Atualizado: 30 de abr. de 2023

A plataforma web de design Canva apresentou a 23 de Março, um conjunto colossal de novos produtos de gestão de marca e ferramentas de design com tecnologia de IA, focadas em ajudar e simplificar o processo de criação de conteúdo. Anunciados no evento Create do Canva, a maioria desses novos recursos foi desenvolvida para tornar a criação de conteúd - como gráficos para redes sociais, apresentações e materiais publicitários - mais acessível para quem não tem experiência profissional em design. A ideia é libertar os designers gráficos para lidar com tarefas mais urgentes e complexas. O número de recursos anunciados é impressionante e merece ser analisado:

  • Um novo Brand Hub foi adicionado ao Visual Worksuite do Canva, fornecendo ferramentas destinadas a ajudar os usuários a permanecerem consistentes com a identidade visual de suas organizações.

  • Em vez de um drive partilhado e mensagens intermináveis do Slack para os designers, os usuários agora criariam um Brand Kit com recursos específicos da empresa, como logotipos, fontes, cores e diretrizes de design. As Pastas de marca são configuradas para agrupar ativos para eventos, campanhas e projetos específicos, e os Modelos de marca permitem que os designers criem modelos reutilizáveis pré-marcados para tarefas mais repetitivas, como campanhas de e-mail.

  • Os administradores podem definir algumas permissões para garantir que qualquer conteúdo criado no Canva permaneça com a marca, restringindo fontes e cores não aprovadas. Os administradores também podem aprovar fluxos de trabalho diretamente no Canva antes da publicação para evitar que vários rascunhos sejam salvos e revistos noutro lugar.

  • Nova ferramenta “Magic Replace” - pode substituir um ativo em todos os seus designs com um clique, se precisar apenas atualizar um logotipo desatualizado ou um gráfico de marca. A ferramenta Magic Replace é apenas um dos vários novos recursos com tecnologia AI que chegam ao Canva Visual Worksuite. Todos eles são intitulados como “Magic”, o que pode ficar um pouco confuso quando algumas das descrições são tão semelhantes.

  • “Magic Eraser” pretende remover qualquer coisa que você não queira numa imagem, sejam pessoas em segundo plano ou um objeto desnecessário, enquanto “Magic Edit” permite que os usuários troquem um objeto por algo totalmente diferente usando IA generativa.

Bem… digamos que é um “work in progress”. Nem sempre funciona. Depende muito do fundo, da complexidade dos elementos, do que pretendemos adicionar ou apagar.


  • A ferramenta “Magic Design” gera uma seleção de modelos personalizados (como pôsteres ou cartões de aniversário) a partir de qualquer imagem que enviar, além de um assistente de redação com inteligência artificial que pode gerar conteúdo escrito a partir de um prompt de texto que pode usar em apresentações e/ ou no website. Se não tem tempo para fazer os seus próprios slides, existe até uma ferramenta que gera apresentações do principio ao fim.

  • Tradução automática – novo recurso que traduz automaticamente qualquer texto para mais de 100 idiomas diferentes, e as imagens de vídeo podem ser combinadas com a batida de uma banda sonora sem nenhuma edição manual.

Finalmente, 953 novas fontes e uma série de ferramentas não específicas do espaço de trabalho serão adicionadas à plataforma de design tal como solicitado pela comunidade em geral. Novos recursos de edição para layouts, camadas, estilos e gradientes estão também disponíveis para aprimorar os seus designs, e o texto alternativo agora pode ser gerado para imagens diretamente no Canva.


Existem outras plataformas web que ajudam na produção de design como o Adobe Express, mas o Canva é claramente o mais utilizado. Aguardamos para ver o que o Designer da Microsoft nos trará enquanto inovação.


Vale a pena espreitar o que o “novo” Canva tem para oferecer, mesmo que seja apenas para ter uma ideia do que a AI pode e está a contribuir também neste campo.



Stay safe, be kind!

Cuidem-se e sejam gentis!








 

6 visualizações0 comentário
bottom of page