top of page
  • Foto do escritorCarla Ribeiro

Aqui há gato!

Atualizado: 30 de abr. de 2023

Decerto já sabe da polémica em torno do Tiktok e das questões referentes à segurança da sua utilização. No entanto deixo aqui uma reflexão sobre as motivações para esta polémica, com base no meu ponto de vista de utilizadora e gestora de redes sociais.

O Tiktok é seguro?

Vejamos, qualquer aplicação que coloque no seu telemóvel irá pedir-lhe uma série de dados que terá de partilhar para ter acesso à sua utilização. Decerto usa o Facebook ou Instagram, e partilhou dados pessoais como o nome, nº de telefone, e-mail…

A questão não é se o Titok é seguro em termos de uso desses dados para fins criminosos ou se é mais susceptível em relação a possíveis ataques. Acredito que o Tiktok seja tão ou mais seguro que o Meta ou outro. E sabemos que já aconteceu e que pode acontecer a qualquer hora um ataque malicioso e altamente prejudicial quer á aplicação quer aos usuários. Sabemos também que os esforços feitos para proteger os dados e para evitar esses ataques são constantes, contínuos e enormes. Acredito que o mesmo se passa com o Tiktok.


Mas acredita mesmo que esses dados não são utilizados para diferentes fins? Basta ver o que aconteceu com o Twitter e Donald Trump ou com Elon Musk. Ou até mesmo quando uma opinião mais “acalorada” serve de motivo para bloquear uma conta.


Então qual é a questão? Bem, a questão é que estamos perante uma situação geopolítica de tensão e conflito entre Ocidente e a China, sobre quem vai liderar a revolução tecnológica com todas as implicações que isso terá em termos de governação e influência global e política.


Mas agora a questão que se coloca de imediato é: e o que nós temos a ver com isso? No que é que isso me concerne diretamente?


Tendo em conta que a China não permite que se use qualquer aplicação do Ocidente e que o Ocidente está a usar cada vez mais o Tiktok, acho que nos devemos preocupar todos. Este é um argumento óbvio.


Repare, sabe-se que as maiores empresas de tecnologia da China são obrigadas a partilhar dados com o Partido Comunista da China em nome da “segurança nacional” – isso dá-nos a sensação que esses dados podem ser usados como instrumentos de influência política e como arma do governo chinês.


Posto isto, ficamos com a sensação de que “aqui há gato!”… Pelo sim pelo não, o Tiktok foi proibido de ser instalado nos telemóveis de membros do governo de vários países do Ocidente. O presidente da ByteDance assegura que o Tiktok é neutro e tem vindo a responder a uma série de inquéritos sobre este tema.


Mas vamos perceber a dimensão desta questão: o Tiktok é a aplicação com maior crescimento mensal e conta com mais de mil milhões de utilizadores sendo já a 7ª aplicação mais popular do mundo. Na Índia, o Tiktok foi banido e noutros países já foi, mesmo que temporariamente – Paquistão, Bangladesh, Indonésia.


Até agora, Portugal tem assumido a neutralidade em relação a esta matéria, mas é bem possível que, tendo em conta que a Europa cada vez mais procura ter uma maior autonomia estratégica em relação à China (devido à dependência excessiva que temos assistido), o Tiktok seja alvo de matéria para decisão, sobre a sua utilização em território Europeu.

Agora vamos ver tudo isto numa outra perspectiva.


Nos Estados Unidos foi aprovada a lei bipartidária “Restringir o surgimento de ameaças à segurança que comprometem a tecnologia da informação e comunicação (RESTRICT)” foi divulgada no início de Março.


O projeto lei foi inicialmente chamado de “TikTok Ban Bill” (Lei de Proibição do TikTok, em português), mas tem ramificações muito mais amplas nos EUA. Com a sua introdução, os usuários de VPN podem enfrentar multas pesadas e até penas de prisão.


O que é uma VPN e para que serve?

Uma VPN pode ajudar a protegê-lo de várias formas uma vez que criptografa todos os dados que envia pela internet. Isso significa que ninguém pode ver o que faz online, nem mesmo o seu fornecedor de internet (ISP).


A criptografia impede que os hackers visualizem informações confidenciais que insere em websites, tais como passwords. Isso é especialmente importante se usar uma rede WiFi pública que tem níveis de segurança mais baixos. Uma VPN garante que, mesmo que alguém roube os seus dados, não consiga decifrá-los ou sequer entendê-los.

Se uma VPN serve para nos proteger, porque razão está a ser proibida nos EUA? Bem… mais uma vez “Aqui há gato”…


Na minha opinião, acho que todas as redes sociais têm a sua utilidade e temos de ter consciência que cada vez mais vivemos sobre um domínio tecnológico que nos retira a privacidade e nos transporta para uma era de insegurança, escrutínio público e exposição que nós mesmo escolhemos.


O que temos de discernir é o que é para nosso bem, ou para o bem de agendas políticas, interesses económicos e guerras de poder que sempre se baseiam no medo.

Depois de ler este texto, acredito que no início lhe pareceu assustador o uso do Tiktok. Mas agora acredito que se esteja a questionar o que poderá estar por trás de tudo isto e porquê…


Na minha opinião, devemos formar uma opinião depois de estudarmos as várias vertentes da questão e perceber as implicações e motivos que podem estar inerentes.


A informação é nos dada gratuitamente – o conhecimento, esse tem um custo. O custo do tempo que pode e deve investir na pesquisa, na triagem do que é mais ou menos tendencioso quer política ou economicamente. Procure várias fontes. Questione tudo.


A minha sugestão é a de estar atento, e ser crítico em relação a tudo o que lhe é colocado à frente. Afinal, desde os nossos antepassados, fomos acostumados a cheirar antes de comer.

E … func func – aqui há gato!




Stay safe, be kind!

Cuidem-se e sejam gentis!








 

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page