top of page
  • Foto do escritorCarla Ribeiro

Microsoft Designer - Nova ferramenta de design usando Inteligência Artificial

Atualizado: 30 de abr. de 2023

Nas redes sociais e nas notícias sobre tecnologia não se fala de outra coisa – Inteligência Artificial (IA) e vantagens e desvantagens do seu uso para criar arte.

Não vou fazer comentário acerca dessa discussão, pois reconheço que os pontos de vista são válidos para ambas as partes, e como eu sempre digo, investiguem, informem-se e tenham a vossa própria opinião. No entanto, quer goste ou não, a arte gerada por IA certamente é fascinante, e agora pode experimentá-la no novo software de artes gráficas Microsoft Designer.


O Microsoft Designer não é, no entanto, apenas uma ferramenta de produção de arte em IA. Assim como os concorrentes Adobe Express e Canva, o Designer destaca os benefícios de economizar tempo começando com um modelo em vez de começar do zero.


A adição de IA no processo de criação de um post, um flyer, um cartão, um banner etc, significa que não tem de enfrentar a morosa e estafante tarefa de pesquisar uma infinidade de modelos: basta digitar uma descrição do projeto e o interface do Designer mostra-lhe as opções mais relevantes.


Para ter acesso ao Microsoft Designer, inscrevi-me na longa lista de espera e finalmente recebi o link. Desse modo tive acesso à versão de teste e pude experimentar o que esta ferramenta pode fazer.

Antes de mais, ressalvo que a versão que experimentei é apenas uma versão de teste e isso implica a existência de bugs e alguma imprecisão. Os modelos apresentados poderão ser considerados demasiado simplistas para quem pretende um uso mais profissional.


IA - geração de imagens por descrição


A inteligência artificial para criação de imagens com base em descrições, no Designer ainda está bem crua comparada com a concorrência. O uso é bastante intuitivo, tendo um campo editável para poder descrever o que quer obter enquanto imagem. Quanto mais precisa for a descrição, melhor será a imagem apresentada. Se escrever em inglês, tanto melhor, mas ainda assim deixa a desejar nos resultados.


Aqui vai um exemplo:


No exemplo usei a seguinte descrição: " beautiful bouquet of flowers with butterflies and moking birds". A IA deu este resultado:



beautiful bouquet of flowers with butterflies and moking birds
Design feito no Microsoft Designer

Outro exemplo:

Descrição: “sweet moment between a mother cat and a kitty”

Resultado:


sweet moment between a mother cat and a kitty
Design feito com o Microsoft Designer

Ferramentas de edição do Microsoft Designer


A mesma crítica vale para as ferramentas de edição disponíveis. Em geral, elas são baseadas em três categorias:

  • Artes geradas por IA;

  • Fotos de banco de imagem;

  • Gráficos (formatos, ilustrações e ícones).

Assim que adiciona uma foto, a inteligência do programa, chamada Copilot, propõe automaticamente algumas ideias de layout. A maioria vai ser descartada, mas há opções interessantes, que podem cortar caminho na construção de um postal de natal ou convite de aniversário, por exemplo.


Exemplos:

Descrição: “an instagram post about wishing a wonderful holiday on the freedom day in Portugal”

O resultado:



an instagram post about wishing a wonderful holiday on the freedom day in Portugal
Design feito com o Microsoft Designer

Outro exemplo:

Descrição: “ Hello Kitty birthday”. Depois escolhi a foto entre as 3 opções que estavam disponíveis e escrevi o que pretendia fazer com a imagem: “birthday invitation”.




Este foi o resultado depois de alguma edição:



convite de aniversario Hello Kitty
design feito com o Microsoft Designer

A partir daqui pode escolher fazer download só da imagem, ou pode escolher entre as opções de design dadas.


Como já referi, apesar de ser interessante, esta versão não tem muitas opções sendo uma versão de teste.


Outras funcionalidades


O Microsoft Design apresenta opções para remover o fundo, recortar a imagem, aplicar efeitos, definir a posição na página ou escolher a opacidade. O usuário também pode aplicar filtros e fazer o ajuste de itens técnicos como cor, saturação, brilho e contrates.


Como ter acesso ao Microsoft Designer?


Para começar a usar o Microsoft Designer, terá de se inscrever na lista de espera da empresa. É preciso ter uma conta da Microsoft para fazer o login, a qual também será usada para guardar seus designs.


O Microsoft Designer deve integrar o pacote de aplicações do Microsoft 365. É possível, então, que futuramente seja necessária uma assinatura paga para ter acesso aos recursos de criação.


Até agora, o programa é acessível apenas via navegador em PCs e Macs conectados à internet. A empresa promete uma versão móvel futuramente, mas ainda sem data de lançamento.


Como resumo, tendo em conta que é apenas uma versão de teste, fiquei surpreendida com a qualidade das imagens, mas não tanto com as funcionalidades de design.


Sem dúvida que é uma ferramenta para estar atento e perceber como ficará a versão final.

Até lá, vou dar azo à minha imaginação e... vou ver o que dá se escolher “macaco em origami dentro de uma garrafa de vidro em cima do mar”.


O que é que acham?


macaco em origami dentro de uma garrafa de vidro em cima do mar
design feito com o Microsoft Designer


Stay safe, be kind!

Cuidem-se e sejam gentis!








 

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page